Meta 3 - Mapa Conceitual


A questão a ser pesquisada, partiu da curiosidade e das dúvidas dos alunos.  Formularam indagações a partir de seus conhecimentos a respeito do tema, assim começaram a definir o curso que seria dado ao projeto.
Após o levantamento das certezas provisórias e das dúvidas temporárias, observamos algumas questões na construção do conhecimento.  As trocas começaram a  surgir, prova esta que o que tinham como certeza, após a pesquisa, passaram a ter como dúvidas.   Exemplificamos, neste caso, a certeza inicial era de que as formigas alimentavam-se de folhas, então verificaram que na verdade as folhas são levadas para o formigueiro.  Dentro do formigueiro existem fungos que alimenta-se destas folhas e as formigas consequentemente alimentam-se desses fungos.
O caminho trilhado se concretizou através das fontes consultadas, utilizamos as primárias e secundárias.

Papel do professor

Mediante as novas descobertas, nós professoras, sentimo-nos tão aprendizes quanto os próprios alunos.  São descobertas, muitas vezes inusitadas, fundamentais para ativar a mente e a consciência espiritual para aprender muito mais sobre o mundo interior e subjetivo, parafraseando Fagundes (1997, p.20).
Articulamos informações, provocamos inquietações, ensinamos a pensar.  Assim quando foi possível dividimos o grande grupo em subgrupos, conforme os interesses demonstrados pelos alunos.

Fontes primárias
Adequamos recursos conforme a situação apresentada, no caso da entrevista com uma especialista (fonte primária), decidimos por uma teleconferência.  A contribuição de uma especialista foi valiosa, pois ela apresentou uma metodologia específica da sua área de conhecimento,  enriquecendo o ambiente de aprendizagem.




Prof. Tatiele Lopes Soares
Formada em Ciências Biológicas pela UFPel
Mestranda em Parasitologia pela UFPel


 Apresentamos o primeiro mapa conceitual a partir do trabalho desenvolvido até a presente data:


Comentários

  1. Excelentes Mapas Conceituais elaborados, tendo em vista os projetos com a Educação Infantil.
    Trata-se de uma boa sistematização e integração entre os temas e conceitos trabalhados.
    Destaco positivamente o aprofundamento do projeto "Bichos do Jardim" mediante o convite da especialista participante externa que, sem dúvida, aportou muitos conhecimentos ao PA. Foi uma excelente estratégia de pesquisa usando fonte primária de informação.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabi, muito bom o trabalho!Ao instigar o tema te tornas pesquisador como os alunos, e o reflexo destas estratégias torna o resultado mais significativo!abs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog