Meta 3 - Mapa Conceitual
A questão a ser pesquisada, partiu da curiosidade e das dúvidas dos alunos. Formularam indagações a partir de seus conhecimentos a respeito do tema, assim começaram a definir o curso que seria dado ao projeto.
Após o levantamento das certezas provisórias e das dúvidas temporárias, observamos algumas questões na construção do conhecimento. As trocas começaram a surgir, prova esta que o que tinham como certeza, após a pesquisa, passaram a ter como dúvidas. Exemplificamos, neste caso, a certeza inicial era de que as formigas alimentavam-se de folhas, então verificaram que na verdade as folhas são levadas para o formigueiro. Dentro do formigueiro existem fungos que alimenta-se destas folhas e as formigas consequentemente alimentam-se desses fungos.
O caminho trilhado se concretizou através das fontes consultadas, utilizamos as primárias e secundárias.
Papel do professor
Mediante as novas descobertas, nós professoras, sentimo-nos tão aprendizes quanto os próprios alunos. São descobertas, muitas vezes inusitadas, fundamentais para ativar a mente e a consciência espiritual para aprender muito mais sobre o mundo interior e subjetivo, parafraseando Fagundes (1997, p.20).
Articulamos informações, provocamos inquietações, ensinamos a pensar. Assim quando foi possível dividimos o grande grupo em subgrupos, conforme os interesses demonstrados pelos alunos.
Fontes primárias
Adequamos recursos conforme a situação apresentada, no caso da entrevista com uma especialista (fonte primária), decidimos por uma teleconferência. A contribuição de uma especialista foi valiosa, pois ela apresentou uma metodologia específica da sua área de conhecimento, enriquecendo o ambiente de aprendizagem.
Prof. Tatiele Lopes Soares
Formada em Ciências Biológicas pela UFPel
Mestranda em Parasitologia pela UFPel
Apresentamos o primeiro mapa conceitual a partir do trabalho desenvolvido até a presente data:
Excelentes Mapas Conceituais elaborados, tendo em vista os projetos com a Educação Infantil.
ResponderExcluirTrata-se de uma boa sistematização e integração entre os temas e conceitos trabalhados.
Destaco positivamente o aprofundamento do projeto "Bichos do Jardim" mediante o convite da especialista participante externa que, sem dúvida, aportou muitos conhecimentos ao PA. Foi uma excelente estratégia de pesquisa usando fonte primária de informação.
Abraços.
Oi Fabi, muito bom o trabalho!Ao instigar o tema te tornas pesquisador como os alunos, e o reflexo destas estratégias torna o resultado mais significativo!abs
ResponderExcluir