A proposta de refletir sobre o que já se fez





Num primeiro momento nos foi proposto que fizéssemos uma análise referente ao projeto de Aprendizagem realizada na disciplina de seminário integrador IV, tendo em vista os textos de Zabala e Hermandez. Tendo em vista tal contexto e lendo o texto do Zabala pude perceber um clara ligação entre os métodos globalizados e os projetos de aprendizagem, onde podemos citar diversas características em comum, tais como:
1)      Em ambos os casos o protagonista do saber é o próprio aluno;
2)      Ambos exigem do educando a observação de informações já existentes, fazendo com que o mesmo reflita sobre tal;
3)      Os mesmo exigem dos educando perguntas, suposições ou hipóteses;
4)      Ambos exigem uma sistematização ou melhor um planejamento para a execução;
Enfim existe inúmeras características em comum e na verdade quando eu lia o texto e visualizava o processo pelo qual passei juntamente com minha colegas.
Hoje se tivesse que mudar algo na realização do projeto executado no semestre passado provavelmente seria: a forma de organização do planejamento e das fontes de pesquisa. Sendo que no primeiro item eu identifiquei que apesar de ter realizado todo um processo, faltou a criação de uma planilha para a melhor visualização e otimização do que seria realizado. Já as mudanças realizadas no segundo item, as fontes de pesquisa, eu acredito que nos deteríamos mais em rever as fontes pesquisadas, no intuito de qualificar o projeto que vinha sendo realizado até então, tendo em vista que muitas fontes pelo que vi não são fontes consideradas cem por cento acadêmicas.

ZABALA, Antoni i Vidella. La practica educativa: Cómo enseñar. Editorial Graó, 1995

Comentários

  1. Você faz uma boa análise reflexiva do caminho já trilhado no eixo 4 quando, em grupo, você participou do desenvolvimento de um PA. Você aponta as limitações encontradas pelo grupo e, ainda, a importância da pesquisa ser feita em fontes confiáveis, pois se trata de resolver as dúvidas e refinar as certezas. A questão do cronograma também é muito bem colocada: a pedagogia por projetos exige planejamento, a partir dos tempos e espaços escolares e atentar para um cronograma acorde às etapas do projeto é fundamental. Você faz boas análises comparativas entre o PA e a proposta de Vidiella (2008) sobre os métodos globalizados. Lembrando que, no desenrolar de um PA, segundo aspectos confluentes colocados por Hernández (1998) no Projeto de Trabalho: os docentes pesquisam e estudam com os/as alunos/as; o trabalho pedagógico é cooperativo; os conteúdos são emergentes de problemas e interesses a serem estudados; os eixos temáticos se relacionam com diferentes áreas do conhecimento (interdisciplinaridade); há um fortalecimento de atividades de pesquisa; formulam-se e resolvem-se problemas, diagnóstico de situações e estratégias que implicam em análises, reflexões e avaliações de situações de aprendizagem; usam-se diferentes fontes de informação e tecnologias; realizam-se sínteses de ideias, experiências e buscas de informação em diferentes fontes; tomam-se decisões coletivas sobre o que é relevante de ser aprofundado e divulgado no projeto. Avante! Abraços, Aline. Observação: assine suas postagens :-)

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