Pensando e repensando em qual projeto seria melhor para minha turminha,que eles gostassem e sentisse prazer em fazer e participar,fui conversar com a professora da sala pois sou auxiliar,nós duas fomos falar com a direção ,ela disse que eu tinha que seguir os projetos da escola,que já foram definidos que são higiene ,alimentação saudável literatura infantil.
Conversei bastante com a professora que é muito parceira,decidi fazer três cartazes com os temas,conversei com a minha turminha explicando como ia funcionar,disse que eles tinham que escolher um,dei tintas para eles e com o dedinho iam pintar os que mais gostaram, o vencedor foi alimentação saudável,este será meu projeto de aprendizagem.

                                                                                                          Ana Beatriz Kruel

Comentários

  1. É importante refletirmos sobre esse aspecto que você coloca: apesar de contar com uma professora parceira e colaboradora para desenvolver o PA, você encontra um "limite" imposto pela escola, de realização de um projeto de ensino. Mas, o importante é que você conseguiu, a partir de conteúdos programáticos estipulados de antemão, identificar os que despertam mais interesse na turma. Como refere o quadro abaixo, de diferenciação de um PE de um PA, o Projeto de Aprendizagem nasce do interesse dos/as alunos/as, podendo ser transversalizado com conteúdos e áreas do conhecimento. É importante considerar a "pedagogia de projetos" como uma prática em que as aprendizagens têm sua origem numa situação problemática a ser pesquisada, sendo os/as alunos/as sujeitos na construção do conhecimento. No projeto de trabalho, proposto por Hernández (1998), um dos objetivos é que a sala de aula se torne um ambiente dinâmico de interações, sendo que os próprios docentes (re)pensam suas práticas e suas relações com o conhecimento. No desenrolar de um PA e de um Projeto de Trabalho, segundo Hernández (1998) os docentes pesquisam e estudam com os/as alunos/as num trabalho pedagógico cooperativo; os conteúdos são emergentes de problemas/interesses da turma; os eixos temáticos se relacionam com diferentes áreas do conhecimento (interdisciplinaridade); há um fortalecimento de atividades de pesquisa; formulam-se e resolvem-se problemas e estratégias que implicam em análises, reflexões e avaliações de situações de aprendizagem; usam-se diferentes fontes de informação (primárias e secundárias) e tecnologias; realizam-se sínteses de ideias e experiências; tomam-se decisões coletivas sobre o que é relevante de ser aprofundado e divulgado no projeto. Assim, mesmo partindo de um PE, você pode construir coletivamente com sua turma as próximas etapas do projeto: Dúvidas e Certezas (Meta 2), baseada em pesquisas, Elaboração do Mapa Conceitual, realizado em conjunto com os/as alunos/as (Meta 3), Plano de Ação (Meta 4), discutindo com eles/as as ações e atividades que mais irão auxiliar e aprofundar os conhecimentos sobre alimentação saudável, um tema tão importante de que traz uma enormidade de áreas para diálogo: ciências, culinária, agronomia, geografia, história, matemática, português, educação física etc. Quanto ao quadro abaixo, cabe referir as fontes. Nas próximas postagens é preciso aprofundar análises e reflexões em relação aos textos disponibilizados. Parabéns e avante! Abraço, Aline Hernandez.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog