Musicalidade

A presença da música na vida das pessoas é incontestável. Em muitas culturas vem acompanhando a história da humanidade e se fazendo presente em diferentes continentes. Ela é uma forma de expressão artística, tanto no campo popular, como no erudito. A linguagem musical faz-se presente especificamente no Brasil, em suas diversas classes sociais e também nas diferentes manifestações religiosas que se espalham por todo território nacional. Embora sua linguagem seja diversificada, dependendo de onde venha essa expressão cultural, a música acompanha o desenvolvimento e as relações interpessoais em suas comunidades, bairros e cidades.
Foi através do diálogo com meus alunos que percebi o quanto eles gostam da musicalidade e vejo que devo introduzir um trabalho mais aprofundado sobre o tema escolhido.

   Fernanda Borba
   Turma:Maternal 2

Comentários

  1. Fernanda, como você percebeu que eles gostam da música? Quais as manifestações deles? Nessa primeiro momento do PA, levantamento de questões de investigação (Meta 1) é importante descrever bem como o PA nasceu, nesse caso, suas percepções e obervações junto aos alunos/as. Como você pretende desenvolver o projeto? A questão da música e da musicalidade, como você bem coloca, é uma questão cultural e de expressão artística. Como irá trabalhar essa questão com eles? É importante retomar os instrumentos regionais, ritmos e músicas locais, folclóricas e, quiçá, poder trazer colaboradores externos (pessoas ligadas à música) que possam contribuir com o PA. Também poderás envolver as famílias (o que gostam de escutar, que músicas cantam para os filhos etc.). Será apaixonante! Observação: Cite as fontes de ondes retiras as informações citadas (AUTOR/A, ano, obra). Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog