Modernamente, a escola objetiva
formar cidadãos autônomos e participativos na sociedade. Para conseguir formar
este cidadão, é preciso desenvolver nos alunos a autonomia, a qual deve ser
despertada desde a Educação Infantil. A Pedagogia de Projetos encontra-se como
um instrumento de fácil operacionalização dentre a gama de possibilidades para
atingir tal intento.
A Pedagogia de Projetos é uma metodologia de trabalho educacional que
tem por objetivo organizar a construção dos conhecimentos em torno de metas
previamente definidas, de forma coletiva, entre alunos e professores.
O projeto deve ser considerado como um recurso, uma ajuda, uma
metodologia de trabalho destinada a dar vida ao conteúdo tornando a escola mais
atraente. Significa acabar com o monopólio do professor tradicional que decide
e define ele mesmo o conteúdo e as tarefas a serem desenvolvidas, valorizando o
que os alunos já sabem ou respeitando o que desejam aprender naquele momento.
Na Pedagogia de Projetos, a atividade do sujeito aprendiz é determinante
na construção de seu saber operatório e esse sujeito, que nunca está sozinho ou
isolado, age em constante interação com os meios ao seu redor. Segundo Paulo
Freire "o trabalho do professor é o trabalho do professor com os alunos e
não do professor consigo mesmo". O papel do educador, em suas
intervenções, é o de estimular, observar e mediar, criando situações de
aprendizagem significativa. É fundamental que este saiba produzir perguntas
pertinentes que façam os alunos pensarem a respeito do conhecimento que se
espera construir, pois uma das tarefas do educador é, não só fazer o aluno
pensar, mas acima de tudo, ensiná-lo a pensar certo.
O mais importante no trabalho com projetos não é a origem do tema, mas o
tratamento dispensado a ele, pois é preciso saber estimular o trabalho a fim de
que se torne interesse do grupo e não de alguns alunos ou do professor, só
assim o estudo envolverá a todos de maneira ativa e participativa nas
diferentes etapas.
É importante perceber a criança como um ser em desenvolvimento, com
vontade e decisões próprias, cujos conhecimentos, habilidades e atitudes são
adquiridos em função de suas experiências, em contato com o meio, e através de
uma participação ativa na resolução de problemas e dificuldades. Por isso, ao
desenvolver um projeto de trabalho, os educadores devem estar cientes que
algumas etapas devem seguidas:
A primeira delas é a intenção, na qual o professor deve organizar e
estabelecer seus objetivos pensando nas necessidades de seus alunos, para
posteriormente se instrumentalizar e problematizar o assunto, direcionando a
curiosidade dos alunos para a montagem do projeto.
Em seguida, a preparação e o planejamento; nesta segunda etapa,
planeja-se o desenvolvimento com as atividades principais, as estratégias, a
coleta do material de pesquisa, a definição do tempo de duração do projeto, e
como será o fechamento do estudo do mesmo. Ainda nesta fase, o professor deve,
elaborar com os alunos a diagnose do projeto que consiste em registrar os
conhecimentos prévios sobre o tema (o que já sabemos), as dúvidas,
questionamentos e curiosidades a respeito do tema (o que queremos saber) e onde
pesquisar sobre o tema, objetivando encontrar respostas aos questionamentos
anteriores (como descobrir). Essas atividades prestam-se a valorizar o esforço
infantil, contribuindo para a formação do autoconceito positivo.
Execução ou desenvolvimento; é nesta etapa que ocorre a realização das
atividades planejadas, sempre com a participação ativa dos alunos, pois eles
são sujeitos da produção do saber e, afinal, ensinar não é transferir
conhecimento, mas criar possibilidades para sua construção. É interessante
realizar, periodicamente, relatórios parciais orais ou escritos a fim de
acompanhar o desenvolvimento do tema.
E enfim, a apreciação final, na qual é necessário avaliar os trabalhos
que foram programados e desenvolvidos, dando sempre oportunidade ao aluno de
verbalizar seus sentimentos sobre o desenrolar do projeto, desse modo ao
retomar o processo, a turma organiza, constrói saberes e competências, opina,
avalia e tira conclusões coletivamente; o que promove crescimento tanto no
âmbito cognitivo, quanto no social, afetivo e emocional.
É possível a realização de dois ou três projetos concomitantes com
bastante proveito, uma vez que podem abranger diversas áreas de conhecimento, o
que oportuniza o desenvolvimento da autonomia para solucionar problemas com o
espírito de iniciativa e de solidariedade.
Ana Beatriz Kruel
Ana Beatriz Kruel
Ana Beatriz, parabéns pelas análises e reflexões sobre a pedagogia de projetos. O espírito de colaboração e autonomia são fundamentais ao desenvolvimento de um Projeto de Aprendizagem. Para os autores Hernández e Vidiella (2008) a proposição é clara: os docentes pesquisam e estudam com os/as alunos/as; o trabalho é cooperativo em todas as etapas; os conteúdos são emergentes de problemas e interesses a serem estudados; os eixos temáticos se relacionam com diferentes áreas do conhecimento (interdisciplinaridade); há um investimento forte em atividades de pesquisa; formulam-se e resolvem-se problemas, diagnóstico de situações e estratégias que implicam em análises, reflexões e avaliações de situações de aprendizagem; usam-se diferentes fontes de informação e tecnologias; realizam-se sínteses de ideias, experiências e buscas de informação em diferentes fontes; tomam-se decisões coletivas sobre o que é relevante de ser aprofundado e divulgado no projeto. É importante considerar que o PA culmina num Plano de Ação em que são elaboradas e distribuídas num tempo/espaço escolar uma série de atividades que serão desenvolvidas com a turma. Avante! Abraço, Aline Hernandez.
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