Os empecilhos enfrentados neste segundo projeto
Bom decidi iniciar mais um
projeto agora com o outro primeiro ano, onde também sou auxiliar de educação
especial e tenho o Pedro (nome dado por mim aqui) que possui síndrome de Down.
A verdade é que houve uma certa pressão para que iniciasse um projeto com esta
turma, tendo em vista o resultado observado por algumas pessoas do outro
projeto que tenho realizando com a turma do João.
Bom o
tema na hora de escolher o tema aconteceu algo que eu já esperava, que é um
tema que não tem nada a ver com a deficiência do aluno que atendo. E as mesmas pessoa que queriam o início deste
projeto também queriam que o tema fosse outro, e tenho fielmente tentado
explicar o que é um projeto de aprendizagem. O que está difícil.
O lado
bom disso tudo é que eu tenho o apoio da Prof. titular para continuar, então
após as inúmeras perguntas e temas que os alunos vieram a propor ficamos com a
seguinte pergunta:
Por que
a terra gira?
Porque
a terra não tem fim?
O PA é movimento e mobiliza nos alunos a vontade de aprender, de pesquisar, de conhecer a partir de suas inquietações. Entendo que essa pedagogia de projetos cause estranhamentos na escola e problematize algumas compreensões sobre como ensinar e aprender de forma colaborativa e globalizada.
ResponderExcluir