Pedagogia de Projetos A Pedagogia de Projetos surgiu nos séculos XIX para XX durante a Escola Nova ou Renovação Pedagógica, este movimento tinha como principal objetivo inovar a educação. Ovide Decroly, Maria Montessori, John Dewey, Celestin Freinet, são nomes relevantes na fundação da Escola Nova que trazia críticas a escola tradicional e que propunha a organização do ensino através de algumas características como globalização, interesse do aluno, participação dos alunos e da comunidade. E sobre a inovação com os projetos Barbosa (2000, p.80) ressalta que "É importante lembrar que historicamente os projetos foram construídos com o objetivo de inovar, de quebrar o marasmo da escola tradicional e que seus criadores tinham a convicção dos pioneiros, o compromisso com a transformação da realidade, o desejo e a coragem de assumir o risco de adotar uma inovação e a convicção de que era preciso criar uma nova postura profissional para o educador". Projetos de Aprendizagem ...
Oi. Qual é a sua turma? Qual a idade de seus alunos/as? Como você chegou nesse interesse deles (problemática de partida - Meta 1) em relação à música?
ResponderExcluirSerá preciso explicar um pouco mais sobre suas turma e sobre essa primeira etapa do projeto de aprendizagem que é um mapeamento sobre as questões e problemáticas de interesse dos/as alunos/as. É importante considerar a "pedagogia de projetos" como uma prática em que o pensamento e as aprendizagens têm sua origem em situações problemáticas (problemas e perguntas) que serão pesquisadas, aprofundadas, sendo os/as alunos/as sujeitos na construção do conhecimento. Assim, o PA nasce do interesse dos/as alunos/as e se desdobra em atividades de pesquisa e ações que relacionam diferentes áreas e fontes de conhecimento e tecnologias. Não se esqueça de complementar a tarefa solicitada na semana 1 e 2: diferenciar Projeto de Aprendizagem, de Ensino e de Trabalho, a partir dos textos de Hernández (1998) e Vidiella (2008) retomando o PA desenvolvido por você e seu grupo no eixo 4 do curso. Avante! Abraço, Aline Hernandez.