Pedagogia de Projetos A Pedagogia de Projetos surgiu nos séculos XIX para XX durante a Escola Nova ou Renovação Pedagógica, este movimento tinha como principal objetivo inovar a educação. Ovide Decroly, Maria Montessori, John Dewey, Celestin Freinet, são nomes relevantes na fundação da Escola Nova que trazia críticas a escola tradicional e que propunha a organização do ensino através de algumas características como globalização, interesse do aluno, participação dos alunos e da comunidade. E sobre a inovação com os projetos Barbosa (2000, p.80) ressalta que "É importante lembrar que historicamente os projetos foram construídos com o objetivo de inovar, de quebrar o marasmo da escola tradicional e que seus criadores tinham a convicção dos pioneiros, o compromisso com a transformação da realidade, o desejo e a coragem de assumir o risco de adotar uma inovação e a convicção de que era preciso criar uma nova postura profissional para o educador". Projetos de Aprendizagem ...
Parabéns ao grupo!
ResponderExcluirRealmente seguiram as etapas do Projeto de Aprendizagem para a elaboração do inventário de conhecimentos. Quando a fase de pesquisa vai acontecendo, os dados vão sendo coletados, trazidos e discutidos em sala de aula, podem ir elaborando com as turmas os mapas conceituais que sintetizam as principais aprendizagens.
Todas essas atividades que estão sendo realizadas serão integralizadas no Plano de Ação (Meta 4), instrumento que formaliza todo o "caminho" percorrido no PA.
Abraços.